sexta-feira, 4 de junho de 2010

Panqueca de manjericão com presunto e queijo

Antes de sair com minha namorada para um Outlet na rodovia dos Bandeirantes, decidimos o cardápio do jantar: panqueca verde (pesto) com presunto e queijo, receita retirada do livro de uma apresentadora de TV gringa.

O passeio de consumo foi frustrante. Uma hora para estacionar, descontos que não compensavam a viagem, poucas peças interessantes. Eu ainda consegui achar duas boas camisas para trabalhar por um preço bom, já a Ana se arrependeu da única blusa que comprou.

Estávamos quase de saída quando encontramos a Andi e o Leo, um casa de amigos que acabamos convidando para o jantar. Cozinhar para mais pessoas é sempre melhor.

Eu apenas misturei os ingredientes, pois meu xará mostrou grande habilidade em fazer panquecas milimetricamente redondas, em virá-las jogando para o alto e em decorar o prato. Dessa vez, só assisti para aprender.

O prato deveria ser uma panqueca de pesto, mas como esquecemos das nozes, chamarei apenas de panqueca verde.

O resultado me surpreendeu muito, a cor ficou atraente e o sabor bem marcante.


Panqueca de manjericão com presunto e queijo (rende 10 panquecas)

Ingredientes

Panqueca
2 dentes de alho
Folhas Manjericão
2 colheres de parmesão ralado
2 ovos
1 copo de farinha de trigo
1 copo de leite
1 pitada de sal
1 colher de azeite

Recheio
100g de presunto
100g de queijo prato

Decoração do prato
Folhas de manjericão
Azeite
Pimenta do reino

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador. As folhas de manjericão podem ser acrescentadas enquanto a massa é batida. Acrescente as folhas até a massa atingir uma coloração de verde que te agrade. Bata até que a massa fique homogênea.
Unte uma panquequeira ou uma frigideira de fundo reto e a coloque em fogo baixo. Despeje no centro da panquequeira um pouco da massa e espalhe para que a panqueca fique redonda.
Quando as bordas da panqueca ficarem douradas e se soltarem, vire a massa.
Coloque uma fatia de queijo e uma de presunto sobre a panqueca. Com uma espátula, dobre as pontas da panqueca, formando uma trouxinha. Despeje a panqueca no prato.
Repita o mesmo para as outras panquecas. Se a massa começar a queimar rapidamente, unte novamente a frigideira.


Decorando o prato
Para dar aquele trato no prato, coloque duas folhas de manjericão sobre a panqueca, pingue gotas de azeite sobre a panqueca e sobre o prato e jogue um pouco de pimenta do reino sobre tudo.

Um comentário:

Jorge Ramiro disse...

A apresentação da comida é importante. Eu trabalhava como cozinheiro em ums restaurantes em moema. É muito melhor ter uma comida bem apresentada.