terça-feira, 4 de novembro de 2008

Ricos comem mais salada e enchem mais a cara

Para um trabalho de economia, tive de analisar uma série de dados do IBGE sobre o consumo médio das famílias brasileiras.

Alguns dados me impressionaram. Eu não imaginava, por exemplo, que as famílias mais pobres consumiam menos hortaliças que as famílias ricas. Em média, cada pessoa das famílias com renda mensal de até R$ 400,00 consome por ano 16 quilos de hortaliças, enquanto nas famílias com renda superior a R$ 3000,00 o consumo individual anual é cerca 42 quilos.

Acho que é essa onda de comida vegetariana e de vida saudável que leva as dondocas a se entupirem de salada. Sem contar que quem é duro bate um PF, e quem tem mais grana come por quilo, em lugares com infinitas opções de vegetais.

Outra coisa que me espantou nos dados foi o consumo de açúcar. Os pobres consomem muito mais, 20 quilos por ano contra 16 dos ricos. Será que os pobres têm mais necessidade de adoçar a vida que os ricos? Mas em outra tabela entendi. As classes mais alta COMPRAM menos açúcar que as de menor renda. Lógico, eles compram tudo pronto na casa das sobremesas.

Porém existe um momento em que as classes se igualam: o cafezinho. Tanto as classes mais altas quanto as mais baixas consomem, por pessoa, em torno de 2 Kg de café por ano. Mas com a popularização do Star Bucks no país isso deve mudar. Logo, quem pode pagar R$ 10,00 em um café vai fazer essa proporção subir, e muito.

E para quem achava encher a cara é coisa de pobre pingaiada se enganou. Quem tem rendimento familiar acima dos 3 mil reais por mês consome, em média, 14 vezes mais álcool do quem recebe até 400 reais por mês.

Um comentário:

Gabriela Borini disse...

Eita, aula de economia rendendo! Já que isso está contando muito pra vc, tem três errinhos:

"Eu não imaginava, por exemplo, que a as famílias mais pobres consumiam menos hortaliças que as famílias ricas."

"Mas numa segunda tabele entendi."

"Tanto as classes mais alta quanto as mais baixa consomem"

Interessante tudo isso, Léo. Eu, por ex, não me encaixo em nenhuma das ricas: não como salada, não bebo loucamente e nem tomo cafés. Hahahahahaha

Bjs