segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Pousada no Paraná - Molho Pesto

Nas férias de 2007 para 2008, eu e meu pai decidimos passar uma semana juntos em alguma pousada tranqüila. Pela internet, ele reservou o lugar, adiantou o pagamento, imprimiu o mapa e o roteiro da viagem para uma pequena posada no norte do Paraná.
Eu dirigia, enquanto ele bancava o co-piloto. Em determinado momento, nossa rota entrou em uma estreita estrada de terra que terminava em um portão de uma usina hidrelétrica.
- E agora, pai?
- Tá escrito no mapa para pegar um controle remoto debaixo de uma pedra próximo ao interfone!

Fiquei pasmo com a resposta, tinha certeza que ele tinha caído em algum golpe. Porém, fiquei mais impressionado em encontrar o tal controle sob a pedra e de ver que o controle realmente abria o portão da usina. Passamos pela barragem e saímos por outro portão da usina. Logo chegamos à pousada, que, para minha alegria, realmente existia.
O lugar parecia uma fazenda perdida no tempo. Um bando de border collies nos recepcionou. Logo em seguida, veio a proprietária, uma americana de uns sessenta anos, de botas, jeans surrados e cabelos curtos, com jeito de fazendeiro, assim como Raul Cortez em O rei do gado. Na cozinha, duas empregadas negras não paravam de trabalhar. Cozinhavam com uma habilidade impressionante. A toda hora saiam caipirinhas e anéis de cebolas para os poucos hóspedes.
Certa noite, enquanto aguardava o jantar, passei pela cozinha e vi ingredientes estranhos para o prato principal – que eu descobrira anteriormente ser macarrão. Na mesa da cozinha, a cozinheira picava rúcula e nozes. Perguntei à cozinheira e soube, então, que existia um tal de molho pesto.

Serviram a mesa:

- O que é isso? – Perguntou baixinho meu pai.
- Macarrão com molho pesto! – Respondi com firmeza, fingindo conhecer o prato de longa data.
- E o que é que vai nele? – Perguntou meu pai, interessado em levar a receita para o buffet de sua namorada.

Sem titubear, passei-lhe todos os ingredientes, deixando o velho impressionado com a informação que o filho tinha. Só depois lhe contei que a cozinheira tinha me contado naquele mesmo dia.
Acabei esquecendo do prato, até que um dia minha namorada convidou um casal de amigos para jantarem em sua casa e me pediu para ajudá-la na cozinha. Ela tinha em mente macarrão com molho pesto. Porém, na receita dela, ia manjericão ao invés de rúcula. O prato é tão fácil que fizemos novamente, dessa vez com rúcula.
É uma receita rápida que rende muito. Eu acho que com o manjericão o prato ganha em personalidade, fica com um sabor mais peculiar. Porém, fazendo a receita com rúcula, corre-se menos risco de desagradar os paladares de convidados mais enjoados. Para acompanhar, recomendo nuggets (aqueles crocantes dá para fazer no forno, evitando o cheiro e a sujeira de fritura).

Macarrão ao molho Pesto (serve 5 pessoas)

Ingredientes:
3 dentes de alho;
50 gramas de nozes;
300g de Macarrão (prefiro Penne, pois pega bem o molho. Talharim também fica bom);
Manjericão ou rúcula frescos (não sei a medida, eu coloco quase até metade do liquidificador);
de 3 a 6 pedaços (do tamanho de um polenguinho) de parmesão;
½ xícara de azeite;
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Prepare o macarrão normalmente.

Coloque todos os ingredientes, menos o sal, no liquidificador. Acrescente umas 3 pedras de gelo, isso ajuda a manter o molho verde e com aparência de fresco. Bata tudo até ficar um creme homogêneo. Prove o molhe e acerte o sal, cuidado, pois o macarrão já recebeu sal.
Coloque o macarrão no refratário em que irá servir, despeje o molho por cima. Leve ao forno ou ao microondas por alguns minutos, apenas para esquentar deixar o molho quente.
Pode decorar os pratos com folhinhas de manjericão.
Bom Apetite!

Um comentário:

Unknown disse...

Com o manjericão fica bem melhor gente! E o parmesão só serve pra dar um gostinho, beeemmmm de leve! Porque se vc colocar muito, como é forte, prejudica o gosto do molho. Sugiro de acompanhamento um frango recheado com presunto e queijo (tipo um cordon bleu)!! Fácil e uma delícia mesmo!! =)